Com execeção do cachorro (um animal fácil de ser manuseado), alguns jogadores insistem em manter os animais do lado de fora, apesar de todas as contradições. As únicas vantagens são:
- Você não precisará alimentar suas galinhas;
- As vacas e ovelhas se alimentam automaticamente através da grama plantada e têm um aumento de 2 pontos de afeição por dia (apenas 1 ponto se são alimentadas no celeiro).
As desvantagens:
- Se as vacas e ovelhas forem deixadas do lado de fora e não houver grama, a afeição delas será diminuída em 9 pontos;
- Se estiverem para fora em dias de chuva ou tempestade, a afeição das galinhas, das vacas e das ovelhas será diminuída em 120 pontos, e 5 pontos para o cavalo. No caso de tempestade, irão parar a produção de leite e ovos por dois dias e de lã por um dia (pois você não poderá alimentá-las);
- Ou seja, toda vez que for chover ou acontecer uma tempestade, você terá que guardar seus animais. Tarefa fácil com as galinhas, mas com o cavalo (até ganhar a sela), as vacas e ovelhas você perderá muito tempo (muito tempo mesmo!).
- Os animais poderão ser atacados por cães selvagens, fazendo com que percam pontos na afeição por cada ataque recebido: 10 pontos para as galinhas e as vacas, e 1 ponto para as ovelhas e o cavalo (este último com um limite máximo de 5 pontos).
Como visto, há muito mais desvantagens do que vantagens em deixar os animais para fora. Contudo, este hábito fica a critério de cada jogador.
Vamos falar mais sobre a última desvantagem citada:
O Cão Selvagem
O cão selvagem é algo que muitas pessoas já ouviram falar mas acredito que poucas devem ter o encontrado em jogo. Incrivelmente, há dois vídeos que demonstram de forma bem clara seu ataque:
O ataque geralmente acontece quando, obviamente, você deixa os animais para fora; e quando você entra na fazenda ou está trabalhando após às 5:00PM. Você ouvirá um som característico do animal.
O que fazer:
- Os cães selvagens atravessam cercados feitos com pedras, sendo assim, construa-os com madeira;
- Com o tempo, algumas madeiras que compõem a cerca irão lascar, permitindo que o animal selvagem as atravesse. Esmague-as com a marreta e substitua-as por outras de imediato;
- Para espantá-lo, ataque o animal com suas ferramentas, tomando cuidado para não acertar seus próprios animais;
- Se seu cão estiver com uma boa afeição, ele poderá ajudar na tarefa, basta se aproximar do animal selvagem e assobiar para seu cachorro.
Com alguns ataques, o animal irá cansar (aparecerá um ícone de um balão com uma gotinha dentro, sobre a cabeça dele), então tente guiá-lo para fora da fazenda (você sabe de que forma, né?).